O que é SEO

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca, como Google e Bing.


Também refere-se ao trabalho de entender os algoritmos de busca e otimizar sua presença online para ficar mais amigável com os buscadores permitindo que seu conteúdo posicione de maneira adequada ao seu potencial nos resultados de busca. O trabalho de SEO consiste em otimizar uma página da internet, ou várias páginas, para buscas orgânicas. Isso pode envolver desde escrever um texto que apresenta uma leitura amigável para o usuário (e com diversas palavras-chave que sejam relevantes), até a criação de URLs (endereços das páginas) personalizadas e que também sejam melhoradas.

Porque a técnica do SEO é tão importante?

Esta técnica é importante pois quanto melhor o SEO, maior a chance de um site aparecer no topo das pesquisas orgânicas e poder assim trazer resultados relevantes e melhorar a experiência do usuário. Além disto:

Garante a visibilidade e valor à marca: As pessoas utilizam palavras-chave nos buscadores e quando encontram o site primeiro, aumentam as chances do clique e valor da marca, pois será vista por um público ainda maior;

Mais credibilidade com seus clientes: Ao encontrarem o site primeiro, os clientes ou prospects farão algumas anotações mentais. A empatia aumenta e a possibilidade de que se lembre do site como referência, para aquele tema específico, também;

Aumento do tráfego do site e consequentemente as vendas: O SEO aumenta o tráfego dentro do site e faz com que a marca apareça para o público que realmente se interessa pelos seus produtos e/ou serviços. Consequentemente, as vendas também tendem a aumentar;


SEO é importante, pois oferece maiores taxas de retorno do seu investimento em publicidade: O SEO atua no momento em que as pessoas estão procurando por seu serviço ou produto. Os esforços para vender são reduzidos porque você não precisará convencer o cliente de que seu produto/ serviço é a melhor opção, ele fará a dedução, nas pesquisas que realizar na web. O seu Conteúdo x Atendimento x Preço é que ajudarão a definir.


O SEO te ajuda a conhecer melhor seus clientes: Através de ferramentas como o Google Analytics, terá as informações das pessoas que trafegam pelo site. Entendendo o perfil do seu público, o que eles gostam mais (e menos), quais são as palavras-chave que eles mais procuram e muitas outras informações valiosas, irá ajudar a moldar seus processos, atendendo às expectativas deles.

O que é experiência do usuário?

A experiência do usuário, também conhecido como UX – User Experience, está relacionado ao conjunto de medidas e/ou adequações dos websites com o objetivo de garantir uma experiência agradável ao usuário durante todo o período de permanência e navegação. Essa resposta pode ser tanto emocional e cognitiva quanto sentimental. Satisfazer o usuário é muito importante e isso pode ser feito através dos pilares abaixo:

  • Estética: uma interface atrativa fortalece a confiança do usuário de que a navegação vai ser boa;
  • Usabilidade: facilidade e eficiência para acessar o site ou App. É fundamental para complementar a estética, mas, que o visual não seja apenas bonito, precisa ser funcional;
  • Utilidade: o conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário. Pela falta de conteúdo relevante, o usuário não vai ter uma boa experiência e vai sair da página (provavelmente nunca mais voltar);
  • Acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado. A arquitetura de informação trata de como as informações são organizadas em uma página. Essas informações mais importantes em destaque, direciona a atenção dos usuários para os lugares certos na página;
  • Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada. Quanto maior a funcionalidade, maior a probabilidade de a sua persona ficar satisfeita com a experiência; e;
  • Fluxos de interações: são como um mapa dos diferentes caminhos que o usuário vai percorrer ao usar o seu produto. Assim, irá saber onde está e quais são os próximos passos que ela pode tomar durante a navegação. 

De nada adiantará a otimização em um site se a experiência do usuário for ruim. Sendo assim, é de extrema importância fazer com que os visitantes do site tenham uma boa experiência. Afinal, um site com estrutura e conteúdo ruim irá fazer com que menos pessoas tenham engajamento. É necessário que tenha hierarquia de informação clara no site, com acessibilidade, carregamento rápido e adaptação a dispositivos móveis. Somente assim os usuários terão uma boa experiência e voltarão a acessar o site.

Qual é a relação da experiência do usuário com o SEO?

Como os usuários são o bem mais valioso para os mecanismos de buscas, o Google julga relevante que o site ofereça uma boa experiência ao usuário durante o acesso e, portanto, considera este um dos fatores mais importantes para o rankeamento nos resultados de busca.

A critérios de rankeamento, em abril de 2015, o Google implementou as medidas referente à penalização dos sites que não estivessem adaptados para exibição em mobile, com a perda de posições.

O motivo se deu devido ao avanço tecnológico que impulsiona até hoje, os usuários estarem mais presentes em seus smartphones ou tablets. Estas medidas garantem que este usuário tenha o acesso das informações em todas as telas, garantindo assim esta boa experiência. 

Portanto, Google trabalha o seu algoritmo de modo a oferecer nas primeiras posições, resultados cada vez mais satisfatórios em relação ao que o usuário busca e nisto também está incluído os sites que garantam uma boa experiência. Isso significa que você, ou sua agência de SEO, que otimiza as páginas do seu site, precisa mudar para ter a chance de aparecer para pesquisas que são importantes para o seu negócio.

Para mais informações a respeito da importância do SEO Acesse: Resultados Digitais

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