E-commerce para lojas de roupas, o que preciso saber?

É proprietário ou gestor de uma loja de roupas e gostaria de vender pela internet? Então você veio ao local certo, preparamos um manual de como começar a vender roupas pela internet! Segundo o maior estudo sobre E-commerce do Brasil, o Webshoppers, Moda e Acessórios estão no Top 5 das categorias que mais vendem na internet.

Como começar a vender?

Primeiro faça um planejamento, responda às seguintes perguntas:

Carrinho de compras, venda online, computador.
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1) Qual será meu público-alvo?

Já ouviu aquela frase “Quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém?” funciona basicamente assim na hora de vender roupas pela internet, imagine que você pretende vender para jovens e adultos, estudantes e advogados, percebe como é muito amplo?

Por isso é preciso definir um público-alvo: Quem irá comprar minhas roupas? Qual será o estilo das minhas peças? O público da minha loja física compraria pela internet? Você pode vender todas as peças da sua loja física de forma online ou pode focar apenas em determinados nichos, como por exemplo, roupas femininas.

2) Quem serão meus concorrentes?

Depois de definir seu público-alvo é preciso identificar seus concorrentes. Primeiro, é necessário realizar uma pesquisa de mercado online, procure por lojas que oferecem produtos similares aos seus.

Depois de encontrar seus concorrentes, defina os pontos fracos e fortes das empresas que comercializam os mesmos produtos que você, nesse momento você precisará identificar as oportunidades e ameaças do negócio.

Como o produto é disponibilizado?

Qual o prazo de entrega?

Oferecem frete grátis?

Quais as formas de pagamentos oferecidas?

Lembre-se de identificar os pontos fracos de seus concorrentes e solucioná-los em sua loja. Isso fará com que você ganhe uma vantagem na hora em que um possível cliente compare as duas empresas.

3) Como as mercadorias serão enviadas?

Garantir que o produto chegue até seu cliente no tempo previsto é tão importante quanto fechar vendas, logo, é imprescindível que você tenha conhecimento sobre as formas de envio, tempo de entrega e valor do frete.

Tudo isso pode ser calculado com auxílio das empresas que fazem serviço de entrega, como a SEDEX, porém é muito importante que você mantenha a organização interna por meio de planilhas/tabelas com as principais informações do pedido do seu cliente. Muitas plataformas hoje em dia já possuem um sistema de cálculo e prazo já integrado no sistema, o que facilita muito, porém se você optar por alguma que não possua, aqui vão algumas dicas de como organizar internamente os pedidos dos clientes.

Primeiramente crie uma pasta em seu desktop exclusiva para pedidos ONLINE. Dentro dessa pasta, você pode criar uma pasta para cada mês, tendo assim um controle mensal das vendas. Também pode optar por separar os pedidos por semana, dependendo da demanda.

O importante é que você tenha os dados em mãos quando precise, otimizando o tempo e facilitando o trabalho interno de sua empresa. O próximo passo é criar uma tabela/planilha para os pedidos realizados.

Nessa planilha você deve colocar algumas informações sobre o PEDIDO do cliente. Exemplo de dados para a planilha/tabela:

-Nome do cliente e seu respectivo número ou email de contato.

-Data da compra.

-CEP do cliente.

-Meio de envio escolhido(Sedex, PAC, motoboy (no caso de compras da mesma cidade). -Tempo estimado de entrega.

– Situação atual do pedido( pedido sendo separado, pedido saiu para entrega, pedido chegou até o cliente)

. Lembrando que a finalidade dessa etapa é a organização e a pontualidade interna.

4) Precisarei contratar mais pessoas fora os funcionários que já tenho em minha loja?

Inicialmente sim, um dos primeiros passos a serem dados ao vender na internet, será reforçar a equipe de funcionários. Isso sem dúvidas tem que estar no seu planejamento e o quanto você irá disponibilizar de dinheiro para essa parte. Se você tem dúvidas sobre como fazer a melhor contratação, apresentamos a seguir algumas descrições de cargo.

Responsável Logístico: Quem trabalha com logística administra a armazenagem, transporte e distribuição dos produtos, realiza a compra de matérias-primas, equipamentos e demais itens usados pela empresa. Um profissional dessa área separa, revisa, fatura, embala e envia os pedidos. Também faz o controle antifraude sendo responsável pelo fluxo de troca e devolução, além do acompanhamento dos prazos de entrega.

Profissionais de Marketing: O profissional de marketing elabora a estratégia de comunicação da empresa com o objetivo de melhorar a imagem da marca perante o público. Uma das principais funções é analisar o perfil do consumidor e estruturar o Funil de Vendas, com a criação de personas e ações específicas para cada etapa do funil, alem de gerenciar Mídias, Criação e Redes Sociais.

5) Como vou divulgar minha loja?

Com seu público alvo definido, seus concorrentes identificados, como sua mercadoria chegará até a mão dos seus clientes e sua equipe reforçada, você já tem boa parte do caminho percorrido para começar a vender roupa na internet. Agora, você precisa cuidar das formas que você vai chegar até esse cliente.

A Moda é altamente visual. Portanto, tenha foco total em canais em que você possa explorar muito bem esse sentido. Hoje em dia, estar presente nas redes sociais não é suficiente. É necessário estar ativo e conseguir engajar os seus clientes.

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