Usabilidade no e-commerce

A usabilidade é um atributo de qualidade que avalia o quanto as interfaces do usuário são fáceis de usar. Ou seja, são métodos adotados com a finalidade de facilitar a utilização das páginas de internet. Com a concorrência cada vez mais acirrada, a usabilidade no e-commerce pode ser a melhor solução para a empresa aumentar a taxa de conversão, criar uma excelente experiência de compras e manter o seu potencial competitivo forte.

Imagem: Chicle Digital

O nível de usabilidade de uma página pode ser medido por cinco fatores principais:

  • Aprendizagem: o site deve ser fácil de ser usado mesmo na primeira visita;
  • Eficiência: grau de agilidade e assertividade que os usuários têm para realizar as funções e tarefas dentro do site;
  • Memorização: mesmo após um período sem acessarem o site, quando os usuários retornarem, devem se lembrar com facilidade do uso dele;
  • Falhas operacionais: falhas de sistema ou erro nas operações manuais devem ser advertidas aos usuários na tela e possibilitar correções fáceis e rápidas;
  • Satisfação do usuário: a navegação pelo site deve ser agradável, passar segurança e gerar confiança ao usuário.

Na web, a usabilidade é uma condição necessária para a sobrevivência de qualquer negócio. Veja alguns fatores que contribuem para isso:

  • Se o seu site for fácil de usar, os usuários vão permanecer nele por mais tempo;
  • Se a página inicial indicar claramente o que a empresa oferece e o que os usuários podem fazer no site, eles vão gostar e experimentar;
  • Se os usuários não se perderem com frequência durante a navegação, terão objetividade e economia de tempo;
  • Se as informações forem fáceis de serem acessadas, lidas e responderem às perguntas-chave dos usuários, ponto para você.

A parte mais importante de trazer visitantes ao seu site é convertê-los em clientes. A usabilidade no e-commerce gira sempre em torno do usuário. Nesse sentido, a taxa de conversão e fidelização vai depender da capacidade de tornar as funcionalidades fáceis e rápidas de serem utilizadas, assim as pessoas navegam em seu site e obtêm os resultados desejados, tornando essas pessoas em clientes leais. E se você for melhor do que a concorrência, elas vão falar sobre você, indicando os seus produtos e serviços para outros contatos.

Algumas dicas para melhorar a usabilidade:

  • Imagens de alta qualidade e que sejam relevantes para a página, e certifique-se de que as imagens estejam posicionadas no local certo. Adicione sempre ao lado ou acima das especificações dos produtos e serviços para que tudo esteja ao alcance das vistas.
  • Estude cor de fundo (o fator psicológico que elas atribuem para gerar a experiência de interesse no usuário), textura e contraste (as cores de fundo e da fonte para que o usuário não precise se esforçar para ler os textos das páginas).
  • Trabalhe com a navegação responsiva, configure as páginas para que rodem de forma suave e não tenham suas funcionalidades comprometidas diante de um acesso pelo celular ou tablet.
  • Dê atenção à legibilidade. A quantidade adequada de espaços em branco e a formatação de textos mais adequada (parágrafos menores, listas usando bullets etc.) também contribuem para tornar o conteúdo do seu site mais legível e gerar uma experiência de usabilidade mais agradável. Você pode adicionar seus elementos de design como barras laterais, banners e caixas de texto formando um layout mais simples, porém com foco. Assim, os usuários não se distraem com tanta facilidade enquanto navegam pelo site.
  • Passe sensação de segurança para o cliente. Selos de segurança, telefones, endereço das lojas e garantias de troca são alguns desses elementos que devem estar claros para o cliente desde o momento que ele chegar no seu e-commerce. A usabilidade no e-commerce está diretamente ligada ao sucesso que pode proporcionar ao seu negócio. Quanto mais trabalhar nela, mais experiências positivas pode gerar, aumentando a taxa de conversão em vendas.

Fonte texto: E-commerce News 

 

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