A importância do UX e suas principais métricas

O UX design é essencial em qualquer website, facilitar a utilização e melhorar a experiência do usuário resulta em mais vendas. Um bom exemplo disso é a Amazon, com a “compra em um clique“. A compra não é realizada em apenas um clique, mas a facilidade e agilidade no processo ajuda aumentar a conversão e diminuir o abandono de carrinhos.

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSe2MJR1Mfuk8JZynD7fTaaV4JK4Eyujb2OIItj33SXHlOAgdaVcrUT6za
Fonte: Tutano Trampos.com

Dentro do marketing digital, é possível realizar testes A/B para verificar qual estratégia de cores, estilo de fontes, posicionamento, imagem, vídeos, são mais relevantes para o usuário.  Existem também softwares que auxiliam a visualização melhor dessas métricas, como o Hotjar, que mostra de maneira visual o mapa de calor do seu website.

Portanto, é muito importante se preocupar com a experiência do usuário no seu website. Utilize métricas mensuráveis e de fácil análise para verificar periodicamente se você está tendo bons resultados. As principais métricas segundo o site Designr são: usabilidade, engajamento, conversão, taxa de sucesso da tarefa, tempo de realização de uma tarefa, uso da busca e navegação. Também é bom ter comparativos com os meses anteriores e  com o desempenho de seus concorrentes. Você não vai querer perder vendas por ter um site mal desenhado, né?!

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQeBxgBNxGFWD3d_uyAyjAoDVQ8h5X25b0czWLVDmAYT9rb42V6GsigtLZ3cg
Fonte: Hotjar KPI’s.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *